segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Palestra publica (Recanto de Interlagos)


Nesta segunda feira (26/01) no Templo do Cristianismo Espirita, a Rua Leonor Alvin , 228 - Bairro
de Interlagos São Paulo , nossa palestra publica sobre a "FELICIDADE".

Com Jesus

O Homem com Jesus

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” — PAULO (Filipenses, 4.4)

1 Com Jesus, ergue-se o Homem da treva à luz…
2 Da inércia ao serviço…
3 Da ignorância à sabedoria…
4 Do instinto à razão…
5 Da força ao direito…
6 Do egoísmo à fraternidade…
7 Da tirania à compaixão…
8 Da violência ao entendimento…
9 Do ódio ao amor…
10 Da posse mentirosa à procura dos bens imperecíveis…
11 Da conquista sanguinolenta à renúncia edificante…
12 Da extorsão à justiça…
13 Da dureza à piedade…
14 Da palavra vazia ao verbo criador…
15 Da monstruosidade à beleza…
16 Do vício à virtude…
17 Do desequilíbrio à harmonia…
18 Da aflição ao contentamento…
19 Do pântano ao monte…
20 Do lodo à glória…

21 Homem, meu irmão, regozijemo-nos em plena luta redentora!
22 Que píncaros de angelitude poderemos alcançar se nos consagrarmos realmente ao Divino Amigo que desceu e se humilhou por nós?

.Emmanuel

Luz no seu lar

ROTEIRO PARA 
O CULTO DO EVANGELHO NO LAR 


1- Leitura de uma mensagem. 

2- Prece inicial. 

3- Estudo do Evangelho de Jesus 

4- Prece de agradecimento. 

1- Leitura de uma mensagem - A leitura inicial de uma mensagem poderá, após, ser comentada ou não. Ela tem por objetivo propiciar um equilibrio emocional, procurando harmoniza-lo com os ideais nobres da vida, a fim de facilitar melhor aproveitamento das lições. 

Podemos lembrar obras como "Pão Nosso", "Fonte Viva", "Vinha de Luz", "Caminho Verdade e Vida", Palavras da Vida Eterna", Ementário Espírita", "Glossário Espírita Cristão". 

2- Prece inicial - Após a leitura da mensagem, inicia-se o Culto do Evangelho no Lar, com uma prece. A oração deve ser proferida por um dos participantes, em tom de voz audível em todos os presentas e de forma simples e espontânea, e não devendo ser, por tanto decorada. Os demais, acompanham-no, seguindo a rogativa, frase por frase, repetindo, mentalmente, em silêncio, cada expressão a fim de imprimir o máximo ritimo e harmonia ao verbo ao som e a idéia numa só vibração. 

Na prece pode pedir-se o amparo de Deus para o lar onde o Evangelho esta sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos; para os enfermos, do corpo e da alma; para a paz na terra; para os trabalhadores do bem e etc. 

A prece, além de ligar o ser humano à espiritualidade, traduz respeito pelo momento de estudo a realizar-se. 

3- Estudo do Evangelho de Jesus - O estudo do Evangelho do cristo, à luz da Doutrina Espirita - "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec - poderá ser estudado de duas formas: 

a) - estudo em seqüência - o estudo metódico, em pequenas partes, permite o conhecimento gradual e ordenado dos ensinamentos que o livro encerra. 

Apos o seu término, volta-se, novamente, ao capítulo inicial; 

b) - estudo ao acasso - consite na abertura, ao acaso, de "O Evangelho segundo o Espiritismo", o que ensejará, tambem, lições oportunas, em qualqer ocasião. 

Os comentários devem envolver o trecho lido, buscando-se alcançar a essencia dos ensinamentos de Jesus, realçando-se a necessidade de sua aplicação na vida diária. 

Pode reservar-se, posteriormente, um momento de palavra livre, onde os participantes da reunião exponhão situações da vida pratica, para o melhor entendimento e fixação das lições. 

4- Prece de agradecimento - Um dos presentes fará uma prece, agradecendo as bênçãos recebidas no Culto do Evangelho no Lar, pela paz, pelas lições recebidas etc. 

OBSERVAÇÕES 

A duração do Culto do Evangelho no Lar não deve passar de 1 hora para não tornar-se cansativo (para as crianças). 

No Culto do Evangelho no Lar deve ser evitada manifestações mediúnicas. A sua finalidade básica é o estudo do Evangelho de Jesus, para o parendizado Cristão, a fim de que seus participantes melhor se conduzam na jornada terrena. Os casos de mediunidade indisciplinada devem ser encaminhados a uma sociedade espírita idônea. 

Deve-se evitar comparações ou comentários que desmereçam pessoas ou religiões. No Evangelho busca-se a aquisição de valores maiores, tais como a benevolência e a caridade, a compreensão e a humildade, não cabendo, dessa forma qualquer conversação menos edificante. 

A realização do Culto do Evangelho no Lar não deve ser suspensa em virtude de visitas inesperadas. Deverá ser esclarecida o assunto com delicadeza e franqueza, convidando-se o visitante a participar do Culto caso lhe aprouver. 

O Culto do Evangelho no Lar não deve ser prejudicado, também, em virtude de solicitações sem urgência, recados inoportunos, passeios, festividades de qualquer ordem. Soluções razoáveis, de imediato, ou iniciativas, após a reunião, deve ser o caminho para superar os pretensos impedimentos. 

Somente no caso de situações incontornáveis, em que todos não possam estar presente, é que se justifica a não realização do Culto do Evangelho no Lar, mas onde quer que nós estivermos façamos uma prece em favor do nosso lar, e em favor daqueles irmãos desencarnados que la se encontram. 

Evite-se ligar rádio ou televisão no dia do Culto, alguns minutos antes e alguns minutos depois de sua realização, bem como a leitura de jornais ou obras sem caráter edificante, para que se mantenha um ambiente vibratório de paz e tranquilidade dentro do Lar, bem como saídas à rua, senão para inevitáveis e inadiáveis compromissos.