sábado, 27 de agosto de 2016

O PODER DA FÉ




(...) um homem se aproximou de Jesus e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar. – Jesus respondeu, dizendo: Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino. – E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. – Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio? – Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. Mateus, 17:14-20
O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Cap. XIX, itens 1 a 5, nos fala sobre a cura de um menino lunático por Jesus; o pai da criança conta que os discípulos não foram capazes de curá-lo e Jesus os repreende e lhes explica que não foram capazes de curá-lo por causa da sua incredulidade e lhes mostra que se a sua fé fosse do tamanho de um grão de mostarda, não só seriam capazes de curar, mas também de dizer à montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada lhes seria impossível.

O exemplo que Jesus usa – o grão de mostarda, que é o menor grão que existe, significa que não é necessária uma fé muito grande para transportar uma montanha.
As montanhas de que Jesus fala aos discípulos são as dificuldades, as tribulações que todos nós suportamos, independentemente da nossa posição social.
A fé de que Jesus nos fala é a capaz de vencer os obstáculos, as dificuldades; é a fé robusta, que nos dá a perseverança e a energia para seguir em frente em direção de nossos objetivos, sejam eles quais forem, não importa o tempo que levar. 
Os exemplos dessa fé estão no Evangelho, nos diversos episódios das curas que Jesus fez: dos paralíticos, dos cegos, dos leprosos, da mulher que vertia sangue há mais de doze anos, da mulher encurvada, da sogra de Pedro; por isso, ao final das curas, Jesus dizia: a tua fé te curou. Com essas palavras, Jesus mostrava que a fé do doente atraía para si os fluidos benéficos que emanavam do Mestre, fazendo com que ficasse curado.
Nessa época, os discípulos ainda não acreditavam em si mesmos, por isso não puderam curar o menino lunático. Após o Pentecoste eles entenderiam as palavras de Jesus, abraçariam a missão que os aguardava e que os faria seguir em frente, apesar de todas as dificuldades.
O mesmo acontece conosco; muitas vezes duvidamos de nós mesmos e de que somos assistidos por Deus, porque a fé ainda não se consolidou dentro de nós. Para que a fé crie raízes é preciso muito trabalho; precisamos regar a semente da fé todos os dias, para que ela cresça forte, através da prática do bem e das leis de Amor preconizadas por Jesus.
Quando temos fé, somos capazes de suportar os preconceitos, o egoísmo, as dificuldades;  e o fanatismo, que leva à fé cega.
Felizes aqueles que dizem eu tenho fé porque sei e não porque acredito no que me disseram ou no que me impuseram, pois a fé cega nos conduz ao fanatismo.
A fé raciocinada é a única que nos torna capazes de resistir aos vícios que nos prejudicam, às paixões e às ilusões da vida material. Essas são as montanhas que barram o nosso caminho e que precisamos transpor para progredir e nos tornarmos pessoas melhores.
Fé é sinônimo de confiança; ter fé é confiar em Deus, ter Esperança em dias melhores.
A fé sincera nos dá a paciência necessária para suportar as dificuldades. 
A calma é um sinal de força e de confiança, enquanto o desespero é uma prova de fraqueza e de dúvida em nós mesmos e em Deus.
A fé e a humildade devem andar de mãos dadas; aquele que tem fé coloca-se nas mãos de Deus e espera pacientemente que tudo o que não depende dele se resolva.
O poder da fé levou os grandes cientistas a descobertas importantes para a Humanidade, apesar da descrença de muitos. Graças a eles, nossos filhos podem ser imunizados de várias doenças, antes mortais ou incapacitantes.
O poder da fé em Deus nos é dado todos os dias por pessoas iguais a nós.
A confiança em Deus e em suas leis soberanas de amor e justiça nos torna calmos e seguros de que nada devemos temer e nos faz suportar, com paciência, todos os males que nos afligem.