Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

quinta-feira, 30 de março de 2017

A VIDA E O LEGADO DE ALLAN KARDEC

O nome verdadeiro do pedagogo, escritor e divulgador do espiritismo Allan Kardec era Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu na cidade de Lyon, em 1 804, e faleceu em Paris, em 1 869. Localizada no centro-sul do país, Lyon é atualmente uma das maiores cidades da França.

Como pedagogo, chegou a lecionar astronomia, física, química e matemática, entre outras matérias.

O professor Rivail falava diversos idiomas, entre o quais o alemão, o inglês e o espanhol.

Segundo consta, Rivail começou a frequentar as reuniões espíritas por curiosidade. Mas em uma delas, um médium disse que ele foi em vidas passadas um celta chamado Allan Kardec e que deveria reunir os ensinamentos e conclusões dos últimos séculos numa doutrina que propagasse as ideias de Cristo. O evento mudou para sempre sua vida, levando-o a reunir esses ensinamentos no Livro dos Espíritos.

O professor Rivail adotou o pseudônimo de Allan Kardec também com o objetivo de diferenciar suas obras espíritas de seus trabalhos pedagógicos.

Kardec escrevia O Livro dos Espíritos depois do jantar, quando sobrava-lhe tempo. Ele foi escrito à luz de vela, usando caneta tinteiro.

O Livros dos Espíritos foi publicado pela primeira vez na França em 18 de abril de 1 857. Detalhe: Kardec consultou 10 médiuns enquanto escrevia e revisava o trabalho.

A primeira edição do Livro dos Espíritos, com cerca de 500 perguntas respondidas pelos médiuns consultados por Kardec – incluindo três meninas – demorou 20 meses para ficar pronto.

O livro que conhecemos hoje demorou um bocado para sair. Isso ocorreu porque novas revelações foram feitas por outros médiuns, que obrigaram Kardec a fazer uma nova revisão e a acrescentar mais perguntas. A segunda edição, definitiva, saiu com 1 019 perguntas.

Os princípios do espiritismo foram reunidos por Allan Kardec em cinco obras: O Livro dos Espíritos (1 857), O Livro dos Médiuns (1 859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1 863), O Céu e o Inferno (1 865) e A Gênese (1 868).

O túmulo de Allan Kardec é um dos mais visitados do cemitério Pére Lachaise, em Paris. O Pére Lachaise é famoso pela quantidade de celebridades sepultadas: Fredéric Chopin, Maria Callas, Edith Piaf, Marcel Proust, Amedo Modigliani… Detalhe: a maior parte dos turistas que visitam o túmulo de Kardec é brasileira.

Fontes: Wikipédia, EBiografias, Superinteressante.